domingo, 3 de abril de 2011

Regras Gerais:

*IMPORTANTE: Não será permitido participar utilizando flash carts (R4, Acekard, CycloDS, etc). Qualquer jogador pego utilizando um desses perde automaticamente a luta em que estiver envolvido.
As regras da LPC(Liga Pokémon Campinas) são um conjunto de medidas para evitar problemas no decorrer de seus encontros. Temos algumas considerações gerais e restrições (clauses), que serão explicitadas abaixo.
  • Cada uma das regras são válidas para todos os participantes e para o líder de ginásio que estiver encarregado da defesa. Além disso, o líder é obrigado a utilizar dois pokémon do mesmo tipo do seu ginásio durante a luta.
  • Todos os torneios da LOP-SP terão o formato de um campeonato com batalhas 6x6 (cada usuário utilizando seis pokémon). Há alguns casos especiais em que o estilo do torneio será diferente, mas avisaremos antecipadamente.
  • No caso do torneio ser no modo “ginásio”, ao campeão será dada a chance de mudar seu time para enfrentar o líder. Dessa forma o jogador não é prejudicado por ter usado um trio de pokemon otimizado para lutas sem o uso de golpes de recuperação, aumentando muito o nível das batalhas 6x6 contra os líderes!
  • Todas as pessoas no local do torneio podem solicitar a verificação de qualquer uma das regras. Nesse caso, a pessoa deve comunicar sua dúvida a um dos organizadores do local. Os pedidos só serão admitidos até antes de começar a primeira luta da próxima fase do torneio corrente ou até o início do próximo; caso esse prazo não seja respeitado, o evento continuará sem alterações. Lembrando que a responsabilidade de cada luta é dos jogadores: se ele não verificar anormalidades, a organização não se responsabiliza por elas.
  • Caso seja confirmada a quebra de alguma regra, o infrator será expulso do torneio em questão.
  • Todas as regras estão sujeitas à mudanças entre cada torneio da LPC(Liga Pokémon Campinas). Caso alguma delas entre em contradição com a regra específica de um ginásio, a última será considerada correta.

Clauses

  • Species Clause: É proibido utilizar dois exemplares do mesmo pokémon em um time.
    Exemplo: Um time com dois Garchomp ou dois Metagross será desclassificado.
  • Sleep Clause: É proibido forçar o status SLEEP a dois pokémon do adversário, por meio de técnicas como Sleep Powder, Hypnosis ou Spore. Caso o adversário use Rest ou tenha sido afetado pela habilidade Effect Spore, não haverá quebra de regra.
Exemplo: Ao usar Spore em dois pokémon, sem que um deles tenha acordado, o usuário será desclassificado.
  • OHKO Clause: É proibido matar mais de um pokémon adversário com técnicas de One-Hit Knock Out (OHKO) na mesma batalha. Caso o oponente ative o item Focus Sash ou Focus Band, ou esteja dentro do Substitute, a regra não será considerada. Os golpes de OHKO são: Fissure, Guillotine, Horn Drill e Sheer Cold.
  • Item Clause OFF: É permitido repetir itens equipados nos pokémon do time. O item Soul Dew está banido.
  • Recovery Clause: Nenhum jogador poderá utilizar golpes de recuperação nos torneios( a menos que a regra especial permita), exceto em casos onde a técnica também causa dano. Na batalha contra o líder(em caso de gym), feita em formato 6x6, será permitido recuperar HP livremente.
Exemplo: Rest, Recover ou Roost não podem ser usadas no torneio, mas Giga Drain, Leech Seed ou Drain Punch podem, por causarem dano no oponente!
  • Legendary Clause: Os pokémon ditos “lendários” estão liberados no formato 6x6( a menos que a regra especial proíba). Tais pokémon são: Zapdos, Suicune, Raikou, Registeel, Regice, *Latios, *Latias, Azelf, Uxie, Cresselia, Heatran, Mew, Manaphy, Shaymin e Jirachi. (* desde que não equipados com o item Soul Dew)
  • Guardian Clause: Os pokémon ditos “guardiões” (também chamados de übers) estão banidos nos torneios. Tais pokémon são: Arceus, Darkrai, Deoxys*, Dialga, Giratina, Groudon, Kyogre, Latios e Latias (com Soul Dew equipado), Lugia, Mewtwo, Palkia, Shaymin Sky Forme e Rayquaza. (* todas as formas)
  • Event Only Clause: Todos os pokémon obtíveis exclusivamente por eventos ou distribuições não ocorridas no Brasil ou através da Nintendo Wi-Fi Connection estão banidos. Essa regra inclui, por exemplo, a Blissey com o golpe Wish.
  • Draw Game Clause: É proibido se utilizar de técnicas de autodestruição ou qualquer outro golpe que cause empate de forma intencional. Porém, se o pokémon, visando atacar, matar o oponente, e, recebendo o recoil do dano ou da habilidade adversária, morrer também, o desafiante que atacou será considerado vencedor.
  • Shark BAN: Todos os usuários que forem flagrados utilizando pokémon alterados através de enhancers, como somatório de Effort Values acima de 510, combinações impossíveis de golpes, habilidades que não possuem naturalmente ou qualquer outra situação que possa gerar vantagens durante uma batalha, serão expulsos do torneio em questão.
  • Isonomia Clause: Todas as regras aqui mencionadas valem tanto pra desafiantes como para os líderes de Ginásio. Lembrando que os líderes deverão usar no mínimo 2 pokemon do tipo do ginásio a ser defendido.

*Golpes e Pokemons das versões Heart Gold e Soul Silver estão liberados!
(Créditos à LOP-SP[Liga Oficial Pokémon – São Paulo] e ao Carlos Onox “Dog” por grande parte das regras).

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